Limpar a Cozinha Industrial: o desafio do dia a dia.
Ao se ter uma cozinha industrial, a higienização deve ter um cuidado dobrado. Pois demandam de uma grande equipe de profissionais e movimento de utensílios. E ter uma boa higienização também reflete na qualidade dos alimentos preparados e evita muitos problemas. Problemas esses que afetam seus clientes, colaboradores e podem até fechar o seu negócio.
Vamos a algumas dicas?
Tarefas do dia-a-dia
Desinfetar todos os utensílios e ambientes onde são manipulados os alimentos após cada turno de trabalho. Isso inclui Lixeiras, pias, fornos, fogões, grelhas e todas as outras áreas. Um outro lugar que é necessário fazer a desinfecção são os locais que mesmo não tendo manipulação de alimentos se tem a circulação de pessoas.
Preste atenção na higienização dos eletrodomésticos a cada uso, sendo eles o liquidificador, moedor de carne, mixer, microondas e outros.
Tarefas semanais
Organizar, limpar e desinfetar o freezer e a geladeira, verificando todas as datas de vencimento dos alimentos que estão armazenados.
Limpar e desinfetar os ralos e todas as outras áreas que são utilizadas pelos colaboradores.
Fazer a limpeza interna das portas e janelas.
Lavar as paredes no sentido que vai de cima para a parte de baixo, e não esqueça de dar uma atenção especial aos rejuntes.
Tarefas mensais
Fazer a limpeza e a higienização do teto e de todas as luminárias do ambiente.
Se tiver uma máquina de gelo, efetue a higienização.
Efetuar a limpeza da caixa de gordura.
Quais produtos utilizar?
Por se tratar de um ambiente profissional, onde se tem um grande volume de produção e circulação, os produtos que utilizamos domesticamente surtirão um efeito bem fraco, então invista sempre em produtos de linhas profissionais.
Gostou das nossas dicas? Deixe aqui o seu comentário de como é seu dia a dia na sua cozinha industrial.
Conheça também as dicas de como montar uma hamburgueria.