Layout de supermercado: como projetar
Desenvolver um layout de supermercado eficiente é essencial para oferecer uma experiência de compra eficaz e agradável aos clientes. Um layout bem-sucedido vai além da consideração dos espaços físicos, requer uma estratégia bem definida para alcançar os resultados desejados.
O que é layout de supermercado?
O layout de um supermercado é a disposição estratégica de equipamentos, mobiliário, departamentos, produtos e informações. Essa organização visa otimizar o fluxo de clientes e impulsionar as vendas.
Portanto, o layout é cuidadosamente planejado, combinando aspectos comerciais e operacionais para alcançar esses objetivos.
Principais tipos de layout
Diversos modelos podem ser adotados pelos supermercados para alcançar resultados excelentes. Alguns dos layouts promissores incluem:
Caminho forçado
Induz o cliente a seguir uma rota específica na loja.
A disposição estratégica das gôndolas obriga o cliente a percorrer um caminho predefinido.
De grade
Utiliza um sistema de organização simples para o cliente.
Método de organização em que os produtos são categorizados de forma clara, dispostos em gôndolas e corredores. Isso impacta, por exemplo, na seleção do expositor refrigerado mais adequado para o estabelecimento.
Em loop
Estabelece trajetos definidos para o percurso do cliente.
O layout em forma de loop guia o cliente para pontos específicos. Isso cria trajetórias implícitas que ele deve seguir. É semelhante ao caminho forçado.
Layout de Supermercado
Estes são alguns dos layouts mais comuns, no entanto, você também pode combinar diferentes abordagens para obter resultados mais eficazes.
Por exemplo, é possível colocar o caminho forçado perto do caixa rápido. O layout em loop pode ser usado para as áreas de padaria e frutas e legumes. O resto do supermercado pode ser organizado em forma de grade.
Lembre-se que não existe um modelo perfeito, o layout mais eficaz será o que melhor atender às necessidades específicas da sua empresa.
Vantagens de um bom layout de supermercado
Um bom layout traz vantagens para a experiência de compra do cliente, eficiência operacional e lucratividade do negócio. É importante planejar bem. Alguns desses benefícios incluem:
- Eficiência e velocidade nas compras;
- Diminuição das perdas de estoque;
- Facilidade na reposição de produtos;
- Ampliada acessibilidade e visibilidade para os clientes;
- Aumento nas vendas e lucratividade;
- Facilidade para o varejista expor novos itens.
Como organizar
Considerando a busca pela melhor experiência de consumo para o cliente, é fundamental compreender que o layout de um supermercado deve incluir:
- Lógica de circulação;
- Corredores confortáveis;
- Ambiente agradável para os clientes;
- Distribuição adequada dos caixas;
- Estacionamento organizado para carrinhos de compras;
- Eficiente setorização do mix de produtos;
- Exposição apropriada para produtos que estimulem o desejo de compra.
Confira algumas dicas de organização para aumentar a eficácia de seu supermercado.
Separe corredores de maior movimentação
É comum que determinados corredores, como os de cereais e bebidas, recebam mais tráfego de clientes.
Nesse sentido, é importante desenvolver uma estratégia que incentive os clientes a explorarem os corredores menos movimentados. Quanto mais os clientes percorrerem esses corredores, maior será o acesso aos produtos, proporcionando mais oportunidades de compra.
Hortifrúti, padaria e açougue
Por serem pontos de compra frequentes, essas áreas possuem um grande potencial para atrair tráfego para o mercado.
Hortifrúti
Portanto, posicione esses setores de forma que os clientes precisem atravessar outros departamentos antes de alcançar a seção desejada. Isso irá aumentar as oportunidades de venda de outros produtos.
Produtos pequenos e de compra impulsiva
Uma boa estratégia para aumentar as vendas é colocar alimentos rápidos perto dos caixas. Os clientes costumam olhar e se interessar pelos produtos enquanto esperam na fila.
Ideias de produtos: doces, chocolates, salgadinhos industrializados, balas, chicletes, refrigerantes, entre outros.
Essa combinação de estratégias e organização não apenas eleva a satisfação, mas também supera as expectativas dos clientes, destacando seu negócio e cultivando uma clientela fiel.