• Layout de supermercado: como projetar 

    13/03/2024
    JHA Equipamentos para Gastronomia e Supermercados

    Desenvolver um layout de supermercado eficiente é essencial para oferecer uma experiência de compra eficaz e agradável aos clientes. Um layout bem-sucedido vai além da consideração dos espaços físicos, requer uma estratégia bem definida para alcançar os resultados desejados.

    O que é layout de supermercado?

    O layout de um supermercado é a disposição estratégica de equipamentos, mobiliário, departamentos, produtos e informações. Essa organização visa otimizar o fluxo de clientes e impulsionar as vendas

    Portanto, o layout é cuidadosamente planejado, combinando aspectos comerciais e operacionais para alcançar esses objetivos.

    Principais tipos de layout 

    Diversos modelos podem ser adotados pelos supermercados para alcançar resultados excelentes. Alguns dos layouts promissores incluem:

    Caminho forçado

    Induz o cliente a seguir uma rota específica na loja.

    A disposição estratégica das gôndolas obriga o cliente a percorrer um caminho predefinido.

    De grade

    Utiliza um sistema de organização simples para o cliente.

    Método de organização em que os produtos são categorizados de forma clara, dispostos em gôndolas e corredores. Isso impacta, por exemplo, na seleção do expositor refrigerado mais adequado para o estabelecimento.

    Em loop

    Estabelece trajetos definidos para o percurso do cliente.

    O layout em forma de loop guia o cliente para pontos específicos. Isso cria trajetórias implícitas que ele deve seguir. É semelhante ao caminho forçado.


    Layout de Supermercado

    Estes são alguns dos layouts mais comuns, no entanto, você também pode combinar diferentes abordagens para obter resultados mais eficazes.

    Por exemplo, é possível colocar o caminho forçado perto do caixa rápido. O layout em loop pode ser usado para as áreas de padaria e frutas e legumes. O resto do supermercado pode ser organizado em forma de grade.

    Lembre-se que não existe um modelo perfeito, o layout mais eficaz será o que melhor atender às necessidades específicas da sua empresa.

    Vantagens de um bom layout de supermercado

    Um bom layout traz vantagens para a experiência de compra do cliente, eficiência operacional e lucratividade do negócio. É importante planejar bem. Alguns desses benefícios incluem:

    • Eficiência e velocidade nas compras;
    • Diminuição das perdas de estoque;
    • Facilidade na reposição de produtos;
    • Ampliada acessibilidade e visibilidade para os clientes;
    • Aumento nas vendas e lucratividade;
    • Facilidade para o varejista expor novos itens.

    Como organizar

    Considerando a busca pela melhor experiência de consumo para o cliente, é fundamental compreender que o layout de um supermercado deve incluir:

    • Lógica de circulação;
    • Corredores confortáveis;
    • Ambiente agradável para os clientes;
    • Distribuição adequada dos caixas;
    • Estacionamento organizado para carrinhos de compras;
    • Eficiente setorização do mix de produtos;
    • Exposição apropriada para produtos que estimulem o desejo de compra.

    Confira algumas dicas de organização para aumentar a eficácia de seu supermercado.

    Separe corredores de maior movimentação

    É comum que determinados corredores, como os de cereais e bebidas, recebam mais tráfego de clientes

    Nesse sentido, é importante desenvolver uma estratégia que incentive os clientes a explorarem os corredores menos movimentados. Quanto mais os clientes percorrerem esses corredores, maior será o acesso aos produtos, proporcionando mais oportunidades de compra.

    Hortifrúti, padaria e açougue

    Por serem pontos de compra frequentes, essas áreas possuem um grande potencial para atrair tráfego para o mercado.


    Hortifrúti

    Portanto, posicione esses setores de forma que os clientes precisem atravessar outros departamentos antes de alcançar a seção desejada. Isso irá aumentar as oportunidades de venda de outros produtos.

    Produtos pequenos e de compra impulsiva

    Uma boa estratégia para aumentar as vendas é colocar alimentos rápidos perto dos caixas. Os clientes costumam olhar e se interessar pelos produtos enquanto esperam na fila.

    Ideias de produtos: doces, chocolates, salgadinhos industrializados, balas, chicletes, refrigerantes, entre outros.

    Essa combinação de estratégias e organização não apenas eleva a satisfação, mas também supera as expectativas dos clientes, destacando seu negócio e cultivando uma clientela fiel.

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